Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] Caminhei - Maria Alice Estrella(som)




                                                                                   

                                                                         
Caminhei
Maria Alice Estrella 

Caminhei muito.

Encontrei pessoas "sim" e pessoas "não".

Gente sorriso e gente sisuda. Poucas meio termo. Todas chamaram a minha atenção e registraram sua passagem  conforme suas características. Aprendi o bastante, mas não o suficiente, com cada uma delas. Fui avaliando os detalhes e catalogando as diferentes nuanças,  num exercício de vida, que não pude evitar.

 

De uns tempos para cá, tenho refletido sobre um aspecto que  me escapou nos pormenores... É o que se refere ao amor.

Existem pessoas que amam e outras que se deixam amar. Parece trocadilho ou, então, inversão de ideias. Asseguro que não se trata de antítese ou metáfora. É a realidade constante, e pouco percebida, das relações afetivas do ser humano.

 

Comecei a montar o quebra-cabeça quando revi pedaços da minha própria trajetória de relacionamentos. Fiquei pasma da quantidade de peças que se encaixaram nessa constatação, de que uns amam e outros se deixam amar. Nossa!

 

Os que amam se destacam dos que se deixam amar por várias particularidades. Tentar enumerá-las é enveredar por um misterioso universo e, como não tenho o mapa da mina, fica complicado demais. Mas sempre é oportuno assinalar alguns pormenores para esclarecer aos que, também, chegaram a essa conclusão.

 

Quem ama acende a luz e mostra o rosto; quem se deixa amar fica na penumbra e disfarça a fisionomia. Quem ama abre os braços e abre a guarda; quem se deixa amar esquiva-se e esconde-se detrás de armaduras. Quem ama não foge à luta e encara o perigo; quem se deixa amar nunca entra em briga e nem emite opiniões.

Quem ama fala, canta, assovia, gesticula; quem se deixa amar faz silêncio entre um murmúrio e outro e se move como sombra.

 

Quem ama sabe; quem se deixa amar desconhece. Quem ama adivinha; quem se deixa amar omite. Quem ama faz "das tripas, coração" e desempenha o papel com o melhor de si; quem se deixa amar assiste da coxia e, raras vezes, aplaude.

 

Entre amar e se deixar amar está a incompreensão das relações amorosas. Um oferece e o outro recebe. O equilíbrio, o prumo, o fiel da balança é raramente encontrado. Relação de troca? Pode ser!

Mas é uma troca desleal e injusta. O que se vê por aí é desencontro e mal-entendido. De um lado aquele que ama e do outro o que se deixa amar e no meio um vazio de fazer medo. Solidão a dois, sem dúvida.

 

E sempre aquele que ama paga o ônus da festa. O que se deixou amar sai ileso e deita a cabeça no travesseiro para mais uma noite de descanso. Afinal, amanhã encontrará alguém que o ame e, então, se deixará amar do alto da sua indiferença e pretensa imunidade. Aquele que amou, continuará amando, independente do troco!

****

Ilustração: Aliene
Imagens: Internet
Assinatura: Mimo da Cris*
Midi: Mariage D'Amour-Richard Clayderman
                                                                         
                                                                                    
 
 
     

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário