Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] da Aliene - Por que o Sódio faz Mal à Saúde?



 
Por que o Sódio faz Mal à Saúde?
Você já deve ter ouvido falar que o sódio, quando consumido em excesso, faz mal à saúde. A verdade é que o sódio está presente em diversos alimentos que compõe o cardápio diário de qualquer indivíduo, mas ele acaba sendo consumido excessivamente quando associado ao uso de sal no preparo desses alimentos, justamente pelo sal ser a maior fonte de sódio.
 
Mas você sabe por que ele faz mal à saúde?

Segundo a ANVISA, a quantidade máxima de sódio que pode ser consumida por dia é de 2400 mg, que equivale a 6 gramas de sal. E quando o organismo recebe muito sal, ele passa a reter mais líquido para poder lidar com essa sobrecarga recebida. Isto faz com que o volume de sangue das artérias aumente, o que gera a hipertensão ou pressão alta.
 
Esse sódio é o responsável por carregar moléculas de cálcio para as paredes dos vasos sanguíneos, intensificando sua contração. Isso os torna cada vez menos flexíveis e mais espessos. Ou seja, a pressão dentro dos vasos aumenta permanentemente oferecendo diversos riscos à saúde, oferecendo o famoso inchaço e elevando o risco de enfarte e acidente vascular cerebral.

Para ficar longe desses riscos é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, principalmente no que diz respeito aos alimentos congelados e os industrializados, que costumam sem verdadeiras bombas de sódio. Os alimentos em conserva, embutidos, sucos em pós e temperos prontos também costumam ser recheados de sódio.
 
 Ao cozinhar, procure dar vez aos temperos naturais, como alho, cebola, manjericão e ervas em geral. Elas dão sabor ao alimento sem sobrecarregar a sua saúde. Consumir pelo menos dois litros de água diariamente também vai ajudar a manter o seu organismo em atividade e eliminando todas as toxinas.
 
Se você acha que a sua alimentação está sobrecarregando a sua saúde, agende uma consulta com o nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para te ajudar a nutrir o seu corpo da maneira mais saudável!
***
 
Este site abaixo, tb tem informações importantes.
 
Aliene Santos




--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário