Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] Santo do dia 06/10 - Santo Artoldo de Arvièrs




 

 

06 de Outubro

 

 

Santo Artoldo de Arvièrs

 

O "Martyrologium Romanum" o recorda no dia 06 de outubro com o nome de Artoldo, em francês Arthaud ou Arthold. Nasceu em aproximadamente 1101 no castelo de Sonthonod, paróquia de Songieu, em Valromey (departamento francês de Ain, cuja capital é Gourg-em-Bresse). Passou sua juventude na corte de Amadeu III de Sabóia (1095-1148) que veio a morrer em Chipre durante a segunda cruzada. Com quase vinte anos, em 1120, entrou para os Cartuxos de Portes (Lyon), foi depois enviado para a diocese de Genebra em 1132 para instaurar uma casa da ordem dos Cartuxos.

 

Mas a primeira casa fundada por ele, erguida próximo ao monte Colombier, foi destruída alguns anos depois por um incêndio, Artoldo então se mudou para as planícies de Arvièrs onde fundou uma nova casa onde se tornou prior. Com o passar do tempo foi criando uma fama de santidade, tendo inclusive trocado cartas com o papa Alexandre III (1159-1181) relatando seus encontros com o imperador Frederico Barba-roxa.

 

Contra sua vontade, Artoldo foi leito bispo de Belley, cidade francesa, sucedendo o falecido bispo Reginaldo; escondeu-se para evitar tomar pose da sé vacante, mas foi descoberto em 1188 e obrigado a aceitá-la. No entanto governou a diocese somente durante dois anos, porque em 1190 o papa Clemente II (1187-1191) aceitou a sua renúncia e ele pode retornar a Arvièrs onde viveu uma vida repleta de bondade até os 105 anos, tendo sua morte ocorrido em 06 de outubro de 1206.

 

As suas relíquias, reconhecidas oficialmente em 1640, durante a Revolução Francesa, foram entregues a paróquia de Lochieu que depois de sepultadas e sofrerem nova exumação em 13 de abril de 1830, foram novamente enterradas na igreja paroquial. A sua festa é celebrada pelos cartuxos em 06 de outubro e depois se espalhou para toda a Europa. Teve o reconhecimento do seu culto e canonização confirmada por um decreto do papa Gregório XVI de 02 de junho de 1834.

 

Oração

Pai, faze-me compassivo diante do sofrimento de tantos irmãos e irmãs, movendo-me a ser, efetivamente, solidário com eles. Amém!

 

Fonte: www.vatican.va

Tradução: Arthur Murgel

 

Manter os créditos

 

 



--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário