Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] 7 pecados capitais: A INVEJA



 

7 pecados capitais: A INVEJA
 
 
Na terceira mensagem desta série sobre os pecados capitais, hoje vamos refletir sobre a inveja.
Assim como o orgulho, a inveja é considerada um pecado "frio".
Também como o orgulho é um pecado difícil de ser admitido, mas, de certa forma, é considerado "respeitável", porque o sofrimento maior é para o próprio invejoso.

O  invejoso olha para cima e chora com amargura porque o outro está acima dele.

A inveja já foi considerada como um fogo devorador que consome a alma do invejoso.

A inveja também foi comparada com uma flecha envenenada, cujo veneno se espalha por todo corpo, sendo capaz de levar o invejoso a executar vinganças que só fazem sentido em sua alma tomada pela inveja.

A inveja não diminui com a idade. Se você é refém da inveja saiba que não adianta esperar um pouco para ela desaparecer. Deixada à vontade, a inveja só cresce.

Uma parábola

Disse o rei a um invejoso e um ganancioso: "um de vocês pode me pedir algo e eu lhe concederei, e cuidarei para que o outro ganhe duas vezes mais".

Isso deixou os dois homens em um dilema. O invejoso não quis ser o primeiro a pedir, pois invejaria seu companheiro que receberia porção dobrada. Mas o ganancioso também não quis ser o primeiro, pois queria ter tudo.

Por fim, o ganancioso persuadiu o invejoso a ser o primeiro a fazer o pedido. Então o invejoso pediu ao rei que arrancassem um de seus olhos, sabendo que, dessa maneira, seu companheiro teria os dois olhos arrancados.

São Basílio afirmou que a inveja implantada no coração do ser humano é um vício pernicioso que causa prejuízos à pessoa invejosa, mas não causa dano aos outros. Causa dano somente para a pessoa invejosa.

(Do site Mensagens e pregações)



__._

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário