Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] [Musicas Sacras] - Duas magnificas interpretações: Pergolesi - Stabat Mater Dolorosa

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duas magnificas  Interpretações: Pergolesi - Stabat Mater Dolorosa:

 

Pergolesi - Stabat Mater - Talens Lyriques

 

http://www.youtube.com/watch?v=9mrVZHPikqM

 

Pergolesi: Stabat Mater - Live Concert [HD] - Concerto Köln - Concertgebouw Amsterdam

 

http://www.youtube.com/watch?v=y1QSbc-yMzM

 

Conheça esta triste obra sagrada  inspirada na dor, no pungente lamento  de Maria ao receber em seus braços, após ter sido descido da cruz, seu filho Jesus morto

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Stabat_Mater_ (Pergolesi)

 

Eis a tradução literal destes plangentes versos:

 

De pé, a mãe dolorosa

junto da cruz, lacrimosa,

via o filho que pendia.

Na sua alma agoniada

enterrou-se a dura espada

de uma antiga profecia

 

Oh! Quão triste e quão aflita

entre todas, Mãe bendita,

que só tinha aquele Filho.

Quanta angústia não sentia,

Mãe piedosa quando via

as penas do Filho seu!

 

Quem não chora vendo isso:

contemplando a Mãe de Cristo

num suplício tão enorme?

Quem haverá que resista

se a Mãe assim se contrista

padecendo com seu Filho?

 

Por culpa de sua gente

Vira Jesus inocente

Ao flagelo submetido:

Vê agora o seu amado

pelo Pai abandonado,

entregando seu espírito.

 

Faze, ó Mãe, fonte de amor

que eu sinta o espinho da dor

para contigo chorar:

Faze arder meu coração

do Cristo Deus na paixão

para que o possa agradar.

 

Ó Santa Mãe dá-me isto,

trazer as chagas de Cristo

gravadas no coração:

Do teu filho que por mim

entrega-se a morte assim,

divide as penas comigo.

 

Oh! Dá-me enquanto viver

com Cristo compadecer

chorando sempre contigo.

Junto à cruz eu quero estar

quero o meu pranto juntar

Às lágrimas que derramas.

 

Virgem, que às virgens aclara,

não sejas comigo avara

dá-me contigo chorar.

Traga em mim do Cristo a morte,

da Paixão seja consorte,

suas chagas celebrando.

 

Por elas seja eu rasgado,

pela cruz inebriado,

pelo sangue de teu Filho!

No Julgamento consegue

que às chamas não seja entregue

quem por ti é defendido.

 

Quando do mundo eu partir

dai-me ó Cristo conseguir,

por vossa Mãe a vitória.

Quando meu corpo morrer

possa a alma merecer

do Reino Celeste, a glória. Amém.

 

Caso querias conhecer os versos em seu original idioma, latim, acesse:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stabat_Mater

 

 

 

Yolanda, Fragoso e Lady Tihtih

(Administradoras dos grupos Fragoso)

 

Se já és membro despreza este convite

 

Convite especial:

 

Queres ser membro dos grupos Fragoso? Ei-los:

 

Cantinho da musica

Perolas da musica sertaneja raiz

Bom gosto em multimídia

Cultura online

Baú dos áudio livros e e-livros

 

Caso queiras se filiar, responde a este post e informa de quais grupos queres participar que lhe adiciono diretamente à lista de membros

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário