Tecnologia do Blogger.
RSS

[MISTURANDO-IDEIAS] Dia de Reis





 
 
DIA  6 DE JANEIRO....DIA DOS REIS!
 
Impossível não relembrar nesta madrugada de 6 de janeiro dos tempos da minha infância... um dia antes terminava a liturgia de fazer os Reis caminharem, passo a  passo, pelo deserto (armado com a areia branca e fina, colhida e trazida da praia do Suaráo) do Presépio montado em casa, até chegarem na Divina Gruta para presentear e adorar o Menino Nascido. Antecipava-se porque estava determinado...cedinho do dia 5 ou antes, era o trenzinho da Sorocabana que levaria a família para Itanhaém e o preparo festivo para, nesta madrugada, receber a Folia dos Reis...ninguém dormia, ajuda a mãe na arrumação da mesa com seus docinhos  e quitutes, ao longe já se ouvia a cantoria... logo depois a ordem, apagam-se as luzes, os Reis já vão chegar na casa de Pureza ( prima do meu pai)...as luzes apagavam e a menina aqui eletrizava...e lembro de meu pai recomendando baixinho...psiu...quieta...agora já estão na casa de Nestor ( o primo que morava ao lado da nossa, irmão de Pureza)...ah! quanta alegria, coração quase explodia  quando ouvia aquele toc.toc.toc. na nossa porta e o canto iniciava para a nossa família...acordai que estais dormindo...este sono tão profundo ...acordai e vinde ver... as maravilhas do mundo. O canto da estrofe abaixo, que não está no arquivo musical que embala este, logo após ao da estrela orientadora dos Reis Magos, era o sinal para que as luzes se acendessem e a porta fosse aberta.
 
Vem Gaspar  vem Baltazar 
vem  Belchior em companhia
pra adorar o Deus Menino
Filho da Virgem Maria.
 
Ao final da cantoria era  uma imensa alegria, abraços, desejos de Feliz Reis, celebração, corações em festa, que não podia ser longa pois a Folia  tinha o caminho, que varava a madrugada, a percorrer para encontros com outras famílias. Recordo meu pai agradecendo a vinda da Folia dos Reis em nossa casa e ensejando uma oração coletiva...penso que era sempre uma Ave Maria. E eu era a incumbida da entrega da prenda que era oferecida pela família, privilégio de caçula, destinada à quermesse beneficente de São Sebastião, celebrando o seu dia em 20 de janeiro, que ocorria nesse dia ao lado da Matriz de Sant´Ana após a Santa Missa.
A Folia dos Reis cantava sua despedida de agradecimento pela acolhida e lá em nossa casa era esta a estrofe final:
 
pela prenda que nos destes
dada pelas mãos da menina
que a Senhora da Conceição
lhe sirva sempre de Madrinha.
 
Lembranças, emoções revividas, saudade aguçada de meu pai e dos meus irmãos pelas tantas tiradas de Reis, como a tratávamos quando nós, já adultos, realizamos tantas e juntos como folientos cantores... quanto riso, como crianças, solto...quanta alegria. Deixo aqui dedicado a Lucas e Lívia meu registro de memória.
E envio para amigos (as) desejando a todos (as) votos de um belo final deste Dia dos Reis com  óleos de mirra que aplaquem todas as dores e proporcione muita saúde...incenso para espargir alegria infinda e muito ouro de harmonia para a PAZ pretendida. Que o Menino Deus nos cubra a todos (as) com Suas Bênçãos. Gui


__._,_.___


--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MISTURANDO IDEIAS" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para misturando-ideias+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para misturando-ideias@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/misturando-ideias.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário