Prefeitura aposta em polo tecnológico para garantir terminal de passageiros; Taubaté e Jacareí também estão na disputa São José dos Campos
A visita de uma comitiva do grupo sul-coreano Hyundai Motors a São José dos Campos ontem acirrou a disputa por negócios em torno do TAV (Trem de Alta Velocidade) na região.
Participante de um dos consórcios que disputa a construção do Trem-Bala no Brasil, num projeto estimado em R$ 34,6 bilhões, a empresa Hyundai Rotem (do grupo Hyundai) enviou oito representantes para conhecer São José.
Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito, Luiz Antonio Ângelo da Silva, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.
A Rotem fabrica o KTX, trem de alta velocidade atualmente em operação na Coreia do Sul, e mantém vários negócios no Brasil, fornecendo trens para Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A empresa também produz máquinas industriais e tanques militares, com faturamento anual da ordem de US$ 3 bilhões.
Cortesia. Segundo Corrêa, a visita dos executivos sul-coreanos ocorreu em retribuição à ida de representantes da Prefeitura de São José às instalações da empresa, no ano passado, como forma de estimular o contato com companhias interessadas nos negócios do trem-bala.
"Estamos em contato constante com todas as empresa envolvidas com o trem-bala. O projeto é importante para o país", disse.
Manutenção. A disputa entre as cidades da região, especialmente São José, Jacareí e Taubaté, é para ver quem pode receber a oficina de manutenção do trem-bala.
Além disso, os municípios querem garantir uma das duas estações que deverão ser instaladas na região. Até agora, a única prevista oficialmente no edital é em Aparecida. Quem vai decidir o trajeto do TAV e as estações será o consórcio vencedor da concorrência, a ser conhecido em abril.
"São José vai aproveitar o parque tecnológico e industrial do setor aeroespacial para atrair empresas ligadas ao TAV. As tecnologias são semelhantes", afirmou Corrêa.
Projeto. A Prefeitura de Taubaté também está apostando em contatos com consórcios estrangeiros para fomentar negócios ligados ao trem-bala. A administração, que está apresentando um traçado alternativo para o trem, já fez contato com grupos sul-coreanos e espera a visita de empresários da China em fevereiro.
"A ideia é fazer com que Taubaté receba a oficina de manutenção e que possa haver uma interação regional através de ligação \[do trem\] com as cidades", explicou o arquiteto Antonio Carlos Pedrosa, secretário de Planejamento.
Em nota, o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT), disse que retoma nos próximos dias os contatos com os consórcios do TAV para atrair investimentos. "Jacareí reúne todas as condições para abrigar uma estação do TAV, além da manutenção'
--
Henrique dos Santos
::Grupo Conectado::
Humor Sadio - Charges - Literatura - Poesia - Crônicas - Informática - Curiosidades - Nostalgia - Dicas - Música - Cinema - Quadrinhos - Games - Esporte - Amor - Amizade - Saúde - Reflexões e muito mais!
Para CANCELAR a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
conectado-unsubscribe@googlegroups.com
Capitães do Mato:
Ricardo Miranda, Armando Zara, Carlos Canto e Victor Bacellar
Feitor:
Marcelo de Toledo






0 comentários:
Postar um comentário